Mestre Camisa

José Tadeu Cardoso

 José Tadeu Cardoso, nascido em Jacobina, na Bahia, iniciou-se na Capoeira nos anos 60 com seu irmão mais velho, Camisa Roxa. Em seguida mudou-se para Salvador, indo morar no bairro da Lapinha, onde continuou a praticar capoeira nas rodas de rua, principalmente nas de Mestre Valdemar e Traíra, que eram realizadas na Rua Pero Vaz. Posteriormente foi treinar na academia de Mestre Bimba, onde se formou.
Rodou todo Brasil fazendo demonstrações de Capoeira na equipe de seu irmão, Camisa Roxa. Em 1972, com 16 anos, resolveu morar no Rio e começou a dar aulas em academias. No Rio de Janeiro, Camisa se dedicou à pesquisa da Capoeira, desenvolveu seu próprio método de ensino, seguindo os conceitos de Mestre Bimba.
Camisa fundou a Abadá-Capoeira (Associação Brasiliera de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira), hoje presente em todos os estados brasileiros e em mais de 30 países do mundo, entre eles: Estados Unidos, México, Canadá, França, Dinamarca, Inglaterra, Israel, Angola,… São cerca de 40 mil capoeiristas, seguindo a filosofia, doutrinas, normas e fundamentos ditados pelo Mestre.
Mestre Camisa está constantemente pesquisando e aprimorando seu estilo. Realizando workshops, seminários e participando de batizados pelo Brasil e pelo mundo, Mestre Camisa define uma nova linguagem de capoeira que busca respeitar e preservar as tradições e fundamentos da capoeira e também acompanha a sua evolução, considerando todos os seus aspectos, a arte marcial, o jogo, a cultura, a música e sua espontaneidade como arte.
Mestre Camisa foi considerado um dos capoeiristas mais técnicos do mundo. (O Pelé da Capoeira).

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates