Instrumentos

Berimbau

O berimbau que conhecemos hoje em dia pode ser descrito por um arco de madeira flexível, onde suas pontas são ligadas por um arame, tendo como caixa de ressonância uma cabaça que é presa em uma das pontas da madeira.
Nas rodas de capoeira, o instrumento tanto aparece sozinho, na maioria das vezes nas rodas de capoeira, quanto em parceria com outros berimbaus. Porém, hoje em dia é comum vermos nas rodas de capoeira a bateria formada por três berimbaus. Um de som grave também chamado berra-boi ou gunga, um de som agudo chamado viola, e um último de som intermediário entre os dois primeiros, chamado médio. Durante o jogo de capoeira, cada berimbau possui sua função, e dessa forma, nas rodas de capoeira, cada um segue um toque, uma batida diferente. Uma ressalva se faz para lembrar dos mestres que montam sua charanga (bateria) conforme os modos da luta Regional Baiana de Mestre Bimba. Neste caso, mesmo que na bateria existam dois berimbaus, em geral ambos seguem o mesmo toque. De som marcante, o berimbau se tornou um instrumento característico da capoeira. Tão característico que ao vermos um arco musical com esse formato, as pessoas, capoeiras ou não, já associam imediatamente a imagem ao jogo de capoeira.



Atabaque

Na capoeira, o atabaque se faz presente nos primórdios do jogo. Instrumento que, quando bem tocado, fornece uma beleza maior às baterias, aparece com freqüência nas rodas de capoeira como instrumento de marcação do ritmo estabelecido pelo berimbau.

Pandeiro
 
Na capoeira, o pandeiro trabalha na marcação do ritmo estabelecido pelo berimbau. Na maioria das rodas de capoeira, o pandeiro utilizado possui pele de couro animal, tornando-se assim menos estridente e tocados em pares, onde um marca o passo e o outro se solta no solo.

Agogô 

Agogô de Castanha do Pará - feito de modo artesanal com cabo de madeira parafusados em duas castanhas do Pará. Tocado com um bastão de madeira (baqueta), na capoeira trabalha na marcação do ritmo estabelecido pelo berimbau.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates